Ads Top

8 Dicas importantes para começar a meditar




O objetivo da meditação é focar e silenciar sua mente, eventualmente alcançando um nível superior de consciência e paz interior.
Muitas pessoas quando iniciam a prática de meditação possuem algumas dúvidas sobre a maneira correta para obter uma meditação eficiente. Eu procuro sempre dar ênfase de que a meditação não possui regras para a forma correta, pois é algo pessoal. Existem muitas maneiras de se meditar. Cada pessoa com o tempo de prática começa a se autoconhecer e praticar da maneira que mais lhe agrada.
Pode ser surpreendente aprender que você pode meditar em qualquer lugar e a qualquer momento, permitindo que seu próprio ser acesse uma sensação de tranquilidade e paz independentemente do que estiver acontecendo ao redor.
Abaixo, escrevi 8 dicas importantes para lhe auxiliar a dar início à sua própria meditação, permitindo-lhe começar sua jornada no caminho da iluminação.


1- Escolha um ambiente pacífico



A meditação deve ser praticada em algum lugar calmo e pacífico.
Isso permitirá que você foque exclusivamente na tarefa em mãos, evitando bombardear sua mente com estímulos externos.
Tente encontrar um lugar onde você não seja interrompido durante toda a sua meditação – independentemente de ela durar cinco minutos ou meia hora.
O espaço não precisa ser muito amplo – uma salinha pequena, ou até mesmo seu escritório, pode ser usada para meditação. O importante é ficar sozinho.
Para quem é novo em meditação, é especialmente importante evitar qualquer distração externa.
Desligue aparelhos de televisão, celulares ou outros aplicativos barulhentos.
Se quiser ouvir música durante a meditação, escolha tons calmos, gentis e repetitivos, que não quebrem sua concentração.
Outra opção é acionar uma pequena fonte de água – o som da água corrente pode ser extremamente calmante.
Compreenda que o espaço de meditação não precisa ser completamente silencioso – portanto, não há necessidade de colocar plugues de ouvido.
O som de um aparador de grama ligado ou de um cachorro latindo não deve impedir uma meditação eficiente.
De fato, estar atento a tais barulhos sem permitir que eles dominem seus pensamentos é importante para obter uma meditação de sucesso.
Meditar fora de casa funciona para muitos meditadores. Desde que você não se sente perto de uma estrada movimentada ou de outra fonte de barulhos altos, é possível encontrar paz sob uma árvore ou sentado sobre a grama no seu canto predileto do jardim.


2- Use roupas confortáveis



Um dos maiores objetivos da meditação é acalmar a mente e bloquear fatores externos – porém, isso pode ser difícil se você se sentir fisicamente desconfortável devido a roupas apertadas ou restritivas.
Tente usar roupas folgadas durante a prática de meditação e certifique-se de remover os sapatos.
Use um suéter ou cardigã se planeja meditar em algum lugar frio. Caso contrário, a sensação de frio consumirá seus pensamentos e você se sentirá tentado a cortar a prática.
Se você estiver no escritório, ou em algum lugar onde seja impossível trocar facilmente de roupas, faça seu melhor para permanecer o mais confortável possível.
Remova seus sapatos e seu casaco, abra o colarinho de sua camisa/blusa e remova a cinta.
Retire joias que apertem, como relógio, colar, pulseira, anéis, etc. Esses objetos se utilizados ao meditar, poderá incomodar ou impedirá que a circulação sanguínea flua livremente.


3- Decida por quanto tempo você quer meditar


Antes de começar, você deve decidir por quanto tempo meditará.
Ainda que muitos meditadores experientes recomendem sessões de vinte minutos duas vezes por dia, iniciantes podem começar fazendo um mínimo de três a cinco minutos diários.
Você também deve tentar sempre nos mesmos horários – seja 15 minutos logo ao acordar ou 5 minutos após o almoço.
Independentemente do tempo escolhido, tente fazer com que a meditação seja uma parte estável de sua rotina diária.
Assim que você selecionar uma quantia de tempo, tente mantê-la.
Não desista apenas por achar que isso não está funcionando – você precisará de tempo e prática para conseguir meditar realmente bem.
Nesse momento, a coisa mais importante é continuar tentando. Ainda que você queira acompanhar seu tempo de meditação, não é benéfico ficar verificando seu relógio constantemente.
Pense em acionar um alarme suave para alertá-lo do fim da prática, ou estabeleça que a sessão deve terminar com determinado evento – seu parceiro/parceira saindo da cama ou o sol atingindo certo ponto na parede.


4- Alongue-se


A meditação envolve sentar em um ponto por determinado período de tempo – logo, é importante minimizar qualquer tensão ou rigidez antes de começar.
Fazer alguns minutos de alongamentos leves pode realmente ajudar a soltá-lo e a preparar tanto seu corpo quanto sua mente para a meditação. Também impedirá que você foque em pontos doloridos em vez de relaxar a mente.
Lembre-se de alongar o pescoço e os ombros, especialmente se você estiver sentado em frente a um computador, e não se esqueça da lombar.
Alongar as pernas, particularmente a coxa interna, pode ajudá-lo a meditar na posição de lótus.


5- Sente-se numa posição confortável


Como afirmado acima, é muito importante permanecer confortável durante a meditação – por isso, encontrar a posição ideal para você é essencial.
Tradicionalmente, a pessoa medita enquanto se senta em uma almofada no chão, na posição de lótus ou meia-lótus. A não ser que suas pernas, quadris e lombar sejam muito flexíveis, as posturas de lótus tendem a arquear a lombar e impedi-lo de equilibrar o torso ao redor da espinha.
Escolha uma postura que permita que você fique com as costas eretas. Porém, você também pode sentar sem cruzar as pernas, numa almofada, cadeira ou banco de meditação.
A pélvis deve estar inclinada para frente de maneira que sua coluna esteja centrada sobre as duas porções ósseas dos quadris – os pontos que sustentam seu peso.
Para inclinar sua pélvis na posição certa, sente-se na extremidade frontal de uma almofada grossa ou coloque algo de 7 a 9 centímetros de grossura sob as pernas traseiras de uma cadeira.
Bancos de meditação normalmente são construídos como um assento inclinado. Se não o forem, coloque algo debaixo dele para incliná-lo alguns centímetros para frente. A coisa mais importante é permanecer confortável e relaxado. Seu torso deve estar equilibrado de maneira que a coluna suporte todo o seu peso da cintura para cima. Incline a pélvis para frente.
Em seguida, começando do fundo, empilhe suas vértebras em sua coluna, de maneira que elas fiquem equilibradas uma sobre a outra e apoiem todo o peso de seu torso, pescoço e cabeça.
Será preciso prática para encontrar a posição correta que lhe permita relaxar quase completamente o torso, esforçando-se minimamente para manter o equilíbrio.
Sempre que sentir tensão, relaxe a área. Se você não conseguir relaxar sem cair, verifique o alinhamento de sua postura e busque reequilibrar o torso para que a área possa relaxar.
A colocação tradicional da mão envolve descansar as mãos no colo, as palmas viradas para cima. Posicione a mão direita no topo da esquerda.
Porém, você pode deixar as mãos nos joelhos ou deixá-las soltas nas laterais de seu corpo. A preferência é sua.


6- Feche os olhos



A meditação pode ser feita com os olhos abertos ou fechados – porém, como um iniciante, pode ser melhor começar a tentar meditar com os olhos fechados. Isso impedirá qualquer estímulo visual externo e lhe impedirá de se distrair enquanto foca para acalmar a mente.
Assim que você tiver se acostumado à meditação, é possível praticar com os olhos abertos. Isso pode ser útil se você descobrir que está caindo no sono ou se concentrando demais com os olhos fechados.
Você também pode querer abrir os olhos por presenciar imagens mentais perturbadoras (o que acontece com uma pequena proporção de pessoas).
Quando você mantém os olhos abertos, será preciso deixá-los “suaves” – ou seja, sem focar em nada em particular. Porém, você não quer entrar num estado de transe – o objetivo é permanecer relaxado e alerta.


7- Siga sua respiração



A técnica mais básica e universal de toda a meditação é a que segue a respiração.
Escolhe um ponto acima de seu umbigo e foque mentalmente em tal região. Fique atento à ascensão e à queda de seu abdômen enquanto respira.
Não faça um esforço consciente para mudar seus padrões de respiração – apenas respire normalmente.
Tente focar apenas em sua respiração.
Não pense sobre sua respiração ou passe algum tipo de julgamento dela (ex.: que essa respirada foi mais curta que a outra). Apenas tente conhecê-la e estar atento a ela.


8- Compreenda que a meditação é uma jornada



O propósito da meditação é acalmar a mente, encontrar a paz interior e, eventualmente, alcançar uma dimensão espiritual maior, normalmente referida simplesmente como “ser”.
Porém, é importante compreender que podem ser necessários muitos anos de prática para alcançar o nível de percepção ou de consciência maior sentida por monges e iogues. Isso não importa.
A meditação é uma jornada, como escalar uma montanha, onde todo passo em direção ao caminho da iluminação lhe deixa mais próximo do cume.
Quando começar, você não deve se preocupar demais com a qualidade da meditação em si.
A meditação terá rendido resultados positivos se, ao final, você se sentir mais felicidade, calma e paz.


Dicas

Certifique-se de que seu celular está no silencioso.
Você não vai querer ele interrompendo sua sessão de meditação.
Procure manter a sua coluna o mais ereta possível, ao mesmo tempo que você relaxa.
É muito importante praticar em um lugar silencioso para facilitar a concentração.
Uma iluminação suave ou indireta (luz de velas, por exemplo) aliada a uma música calma
ajudam bastante a compor o ambiente.
Use incensos, velas aromáticas ou essências que ajudam a perfumar e purificar o ambiente.
Decore o ambiente com flores ou objetos de decoração para dar mais vida e deixar o ambiente mais aconchegante.
Procure deixar um intervalo de 3 a 4 horas entre uma sessão e outra de meditação.


Avisos

A meditação exige que se aprenda a lidar com a frustração.
A forma como você reage a esse sentimento tão forte vai mudando conforme a prática da meditação vai sendo mantida.Não é nada fácil, mas quando ela vier com força, deixe a frustração ir embora.
Desconfie de qualquer organização que lhe peça grandes quantidades de dinheiro adiantado para que você aprenda a meditar.
Muitas pessoas caem nessa cilada e podem acabar pagando milhares de reais para aprender, quando poderiam fazer exatamente a mesma coisa de forma fácil e gratuita.
Você deve manter a mente aberta e estar ciente de que a meditação não é uma religião e que você não precisa ter um guru/mestre para aprender a meditar.
Continue praticando e mais cedo ou mais tarde você vai perceber um estado de calma e de paz se formando no seu interior.
Para ajudar na concentração, pode-se focar a respiração ou entoar um mantra. Se preferir, você pode até mesmo meditar com música, contanto que ela seja calma. Caso contrário, um ritmo mais acelerado ou agressivo pode interromper esse exercício mental e espiritual profundo que é a meditação.

Neste blog e no meu canal do YouTube, sempre o atualizo com músicas de meditação caso queira usá-las para a prática.

Espero que essas dicas possam te ajudar a ter uma boa meditação.
Acompanhe sempre as novidades aqui e no canal.
Um grande abraço!

Namastê! 🙏


Nenhum comentário:

Deixe sua mensagem!

Tecnologia do Blogger.