Ads Top

O que é meditação?






Muitas respostas são possíveis, pois a palavra “meditação” é usada amplamente em diversas tradições religiosas, filosóficas e, mais modernamente, científicas. Cada tradição irá determinar o seu significado e contexto de uso. A meditação não é encontrada apenas no budismo, as práticas meditativas são utilizadas nas tradições hinduístas, nos diversos ramos da yoga, no cristianismo, no islamismo, no judaísmo, no sikismo, nas correntes New Age, no taoísmo, etc.

Prática de meditação no Budismo Theravada
O significado comum da palavra meditar em grande parte dos dicionários é associado a refletir e pensar, no entanto a prática da meditação vai muito além do pensamento podendo tomar dimensões imensuráveis. No hinduísmo a palavra utilizada é dhyan, no budismo zen, dentre tantos outros nomes traduzido para o português, meditar, palavra que vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro. A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa "tratar, curar, dar atenção médica a". O termo em páli,  linguagem utilizada no budismo theravada, fundado por Buda, referem-se que a meditação é bhavana, que significa "cultivo".

Apesar da grande parte das meditações conhecidas serem orientais, existem muitas outras formas de meditar, não estabelecendo apenas um único padrão correto, permitindo a cada um escolher o que mais lhe agrada. Cada religião ou cultura possui definições distintas com relação ao que seria meditação. Mesmo havendo inúmeras contradições e conceitos relacionadas ao tema, não existe certo ou errado para se meditar. Definiria a meditação como algo pessoal e cada pessoa encontra o melhor método através da experiência praticada dia a dia. Quem faz uso regularmente da meditação obtém melhorias na concentração, consciência e auto disciplina.

A meditação é a chave para a evolução espiritual. Com dedicação, paciência e disciplina gradativamente a meditação passa a ser aprimorada, possibilitando ao indivíduo o autoconhecimento e permitindo o desenvolvimento de novas visões de mundo.

"A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas."

Osho

Nenhum comentário:

Deixe sua mensagem!

Tecnologia do Blogger.